sexta-feira, 29 de abril de 2011

O que paralisa um líder?

 Renê Terra Nova
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Pv 4:23) 


O pecado, a dúvida, o medo, a frustração, a insegurança, a incredulidade, o desânimo, as fofocas, o coração contaminado podem paralisar a conquista de um líder autêntico. Somos chamados para viver uma vida de retidão, e quando nos envolvemos em uma dessas situações, saímos do que a Bíblia ensina.

O que está impedindo-o de explodir na Visão e em todas as áreas da sua vida? Sabemos que fazemos parte de uma mesma pescaria. A mesma palavra que é lançada para um é lançada para outro. Tudo depende da sua atitude ao receber a palavra.


Havia uma ausência desses elementos que foram colocados na rede da nossa alma. Por isso, a essência dessas promessas estava coligada em nosso espírito. Era como se estivéssemos distanciados, permitindo que muitas vezes o inimigo colocasse em nossa alma uma insatisfação por não estarmos fazendo o que deveríamos e a certeza de que poderíamos fazer muito mais.


Como Satanás fragiliza o líder


1. Mente oprimida

A opressão é uma das armas mais covardes do inimigo. A Bíblia diz que a opressão faz endoidecer até os sábios (Ec 7:7). O inimigo planeja nos oprimir e não podemos permitir que isso aconteça. Quando andamos em santidade, recebemos da parte de Deus um batismo de sabedoria que nos faz calar o inimigo.


A palavra opressão significa dores, tristeza profunda, tirania, prepotência, violência; é uma perseguição para a alma. Um líder oprimido vive perseguido por suas próprias ideias, interpretações erradas e, também, pelo diabo. Não prospera, inibe a conquista e paralisa o êxito. Quem está oprimido precisa ser liberto e o líder é o canal de Deus na Terra para desoprimir. Vivemos em meio a uma geração que está no maligno (I Jo 5:19).

A mente oprimida freia o líder. Percebemos que muitos não têm alcançado o êxito e, na própria comunicação, demonstram uma opressão visível. É algo que está estampado em seu semblante.

Sabemos que as palavras, quando liberadas, são decretos e enchem os céus de um lugar. Quando o inimigo encontra uma brecha, ele toma essas palavras e as lança sobre seu destino, porque o diabo sabe como atingir as fraquezas de um líder. Se você tem argumento e está oprimido por isso, sabendo que toda pendência atrapalha sua comunicação, ore ao Senhor e declare falência de todos os intentos malignos contra a sua vida.


Nossa meta deve ser perseguir a alma para nos tornar mais espirituais. Muitas vezes, queremos ser líderes que sabem esmiuçar a Palavra de forma sobrenatural (e não há nenhum problema nisso!). Porém, precisamos primeiramente ser esmiuçados, quebrados, moldados e formados por ela. Essa é a forma de ser a fôrma que forma.


Muitas vezes, na face de um líder, a opressão salta dos seus olhos e é liberada através dos lábios. Isso pode ser facilmente percebido pelo outro. Opressão não vem de Deus, vem do diabo, e nós não podemos aceitá-la. O texto de Eclesiastes 4:1 nos ensina que os oprimidos serão punidos pela infertilidade. O oprimido não tem ânimo para gerar nada. Nós não fomos criados para andar oprimidos, mas para desoprimir as pessoas ao nosso redor, fazendo-as enxergarem o quanto a opressão traz cegueira espiritual.


Há um decreto para quem alimenta a mente com opressões: não será socorrido. O Senhor não aceita a opressão na vida do líder. Jesus toma o nosso fardo opressor para nos aliviar (Mt 11:28). Não há motivo para o crente viver oprimido a não ser que ele dê brecha para Satanás. É dever do líder desoprimir a alma e abraçar os decretos de Deus para a sua vida, ser movido pelos decretos divinos para gerar, a cada dia, um novo ânimo e caminhar na força do Senhor e do Seu poder. Uma mente oprimida paralisa a conquista.


2. Um discurso contraditório

A Bíblia diz que a nossa palavra deve ser sim, sim; não, não. O que passar disso é de procedência maligna (Mt 5:37). Sua vida não deve ter como característica principal a contradição entre a pregação e a prática. Seu discurso não pode ser equivocado. O que você faria ao seguir um líder que diz uma coisa e faz outra? O que um líder fará se vê contradições no discurso do seu liderado? Uma conquista é mantida por uma palavra segura, sábia e verdadeira, na qual não há dolo algum. O líder de êxito em suas conquistas deve caminhar de mãos dadas com o discurso e a vivência. Ambos devem andar como um casal unido.

O segredo de Jesus foi ministrar com autoridade (Mt 7:28,29). Ele falava o que vivia e vivia o que falava. Jesus não possuía discurso diferente de atitude e isso O fazia atrair as multidões. Nosso ensino é muito mais importante vivido do que falado.

3. Um coração distante da promessa

Todo coração voltado para Deus espera em Suas promessas sem se distanciar dEle (Sl 112:8). Porém, um coração longe das promessas do Pai não alcança o êxito, por mais que o deseje. O coração fala de sentimento, vontade, desejo, dentre outras coisas. Por isso, devemos aprender a guardar o coração (Pv 4:23 / Mt 6:21).

Há mais de 250 referências bíblicas sobre coração, todas relacionadas entre si. Somos uma geração de líderes que precisam ter o coração em Deus, viver para Ele (Sl 119:11). No Salmo 53:1, o salmista denuncia um coração insensato, que não possui sabedoria. Deus quer que tenhamos um coração puro e limpo, livre de toda a imundícia do mundo (Pv 27:19). Ou seja, assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos (Pv 15:13).


Existem pessoas que têm uma palavra branda, parecem ser tão calmas, mas na realidade não são o que parecem ser. Há pessoas que chegam até outras fingindo amar, mas por trás ferem e golpeiam. Isso revela uma falsidade muito grande (Sl 55:21).


Deus não Se esquece das promessas que fez, mas o coração do homem, muitas vezes, distancia-se delas por causa da enfermidade da alma, colocando a culpa nos outros. Na verdade, cada um deve olhar para dentro de si e perceber o quanto se deixou enfermar (Lm 3:20-26). As promessas do Senhor devem estar ativadas em nossa memória. O próprio Deus diz: “Procura lembrar-me; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que te possas justificar!” (Is 43:26). Como lembraremos das promessas se não abrirmos a boca diariamente para proferi-las e lembrá-las ao Pai?

Devemos ser como um bebê dentro do útero da mãe: totalmente dependente. Necessitamos de Deus para tudo em nossa vida e entre nós não deve haver segredo. Não podemos ser restituídos se não lembrarmos a Deus as Suas promessas. A Sua Palavra não mente e Ele mesmo nos pede: lembra-Me. Um coração fora da promessa paralisa a conquista.

Alegria fora de hora, brincadeiras excessivas em momentos que pedem seriedade revelam fuga de sentimento. É uma forma de se esconder. Como líderes, precisamos quebrar os jugos opressores sobre o coração, trazendo à memória o que nos dá esperança. Lembre ao Senhor as promessas e peça o Seu renovo, acompanhado de novos decretos.

Uma mente oprimida, um discurso contraditório e um coração distante da promessa são fatores que paralisam e impedem uma conquista brilhante. Permita-se ser acolhido por Deus, retendo apenas o que é benéfico para sua vida e ministério.

0 comentários:

Postar um comentário