segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ser discípulo e ser 12. Qual a diferença? - Parte 2



Os 12 eram homens selecionados. Diante de muitos seguidores de Jesus, o Mestre escolheu 12 homens para andar lado a lado com Ele e receber do Seu caráter.

Em meio a tantas situações que viveram e que ainda viveriam, Jesus sabia que apenas um deles iria traí-lO, Judas, o que se fez traidor. Mas que os outros permaneceriam firmes e cumpririam a missão de Apóstolos, de homens que mudariam as nações, a partir do Evangelho de Cristo.

Os 12 têm um caráter indesistível. Eles não desistem por causa de uma palavra, mesmo que seja dura; também não desistem diante de situações difíceis. Sabemos que mesmo após a morte de Jesus, eles continuaram a missão que haviam recebido, enfrentando muitas lutas e dificuldades, inclusive, pagando com a própria vida. Mas eram 12, precisavam permanecer firmes e inabaláveis.

Em vida, eles não abandonaram o Messias, apesar de terem fraquejado em alguns momentos. Eles entenderam que o Líder Jesus tinha as palavras de vida eterna.

O que precisamos entender é que o líder que está sobre nós, que está sobre os 12, também tem a palavra de vida eterna, a palavra de Jesus em sua boca, pois este não fala do que é próprio, mas de assuntos concernentes ao Reino.

Liderar sem perder o foco
Todo 12, todo líder, gosta de seguir outro 12 e outro líder que tem a unção de Deus sobre a sua vida. Porque a unção, além de quebrar o jugo na vida das pessoas, também conduz ao foco certo, permite que o líder caminhe e lidere sem perder o foco.

Quando o líder caminha debaixo da unção, ele não perde o foco e não desiste em meio às intempéries da vida. E todos que não desistem e não perdem o foco são abençoados e honrados no território onde estão plantados. 

Os que desistem e perdem o foco não são abençoados, pois abandonam a unção e param no meio do caminho, antes de ver cumprida a bênção do Senhor em suas vidas e liderança. E este não foi o Modelo ensinado por Jesus. Ele, em tudo, foi indesistível e não perdeu o foco da missão que havia de cumprir.

No texto de João 6:65-71, Jesus nos dá uma lição. Ele ensina que precisamos aprender um pouco mais. Jesus olha os discípulos indo embora, vendo que mudaram o foco e se tornaram desistentes, então, olha para os 12, na convicção de que estavam preparados para ouvir o discurso difícil, e pergunta se farão o mesmo. 

Os 12 são líderes forjados
Chegou a hora de levantar um exército de 12, líderes forjados, maduros. Assim, andaremos para frente e entraremos numa conquista e num mover sobrenatural.

Quando você conquistar o seu 12, então, toda a Igreja entrará num crescimento sem limites. Não haverá espaço para nos caber, porque atrás de cada líder, de cada 12, haverá equipes selecionadas, homens e mulheres dispostos a caminhar recebendo libertação, cura e levando este mesmo mover para outras gerações que também serão libertas e curadas. Deus usará o seu caráter, líder de êxito, para tocar em muitas vidas. 

Jesus fez aquele discurso de propósito, porque queria mexer na alma deles. E a Bíblia diz que os discípulos ficaram escandalizados, porque o discurso foi muito duro.

Há momentos em que não podemos ser muito brandos, porque corremos o risco de perder os verdadeiros, os que caminham conosco por convicção de chamada e não apenas por conveniência.

É verdade que precisamos discernir e saber como tratar cada situação, mas há uma hora em que não podemos passar a mão na cabeça, senão perdemos toda a descendência. Lembre-se de que Jesus os confrontou, mas não os feriu, porque era Apascentador.

O verdadeiro líder tem em uma mão o cajado e na outra a vara. Vara e cajado consolidam e consolam, como diz o Salmo 23. O caráter nasce com vara e cajado. É na hora do confronto e do apascentamento, vara e cajado, que descobrimos quem quer continuar conosco ou desistir.

Não se preocupe: haverá alguém com a voz correta para responder que quer permanecer, porque reconhece que você é seguidor do Messias. 

O 12 sabe que apesar do confronto, virá o apascentamento, porque quem o chamou foi Jesus. E a chamada é para uma missão indesistível e para saber que somos dEle e para Ele.

Você é o transporte do Deus Todo Poderoso. Você é mais que discípulo, você é 12, você faz parte do Modelo de Jesus! Portanto, é indesistível, porque entende a posição que tem e que foi confiada pelo Senhor, Aquele que veio a esta Terra, deu a Sua vida e continua operando sinais, milagres, prodígios e maravilhas através dos 12. Prossiga sua caminhada de êxito, independente do que vier. Você é Modelo de Jesus nesta Terra.

0 comentários:

Postar um comentário