terça-feira, 29 de novembro de 2011

Um coração modelo



“Ouve tu, filho meu, e sê sábio, e dirige no caminho o teu coração. Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e a sonolência os faz vestir-se de trapos.” (Provérbios 23:19-21)

Ap. Renê Terra Nova
Nada é demasiadamente difícil para Deus. É possível você ter um coração modelo a ponto de se olhar e ficar pasmado com a transformação pela qual passou após receber um novo coração da parte do Pai. Tudo que no seu coração estiver fora da rota, Deus trará de volta para que você tenha um coração de honra.

Você precisa ter um coração modelo, um coração de honra, um coração plenamente aprovado, um coração comprometido com Deus e que tem a essência dEle. Coração não é tão-somente órgão, mas a essência daquilo que Deus criou. Deus disse que quando entrar no coração de alguém, independente da confissão feita com os lábios, para que tudo seja consolidado, o coração precisa crer. Essa é a forma de saber se o que fora proferido é verdade ou não.

A Bíblia diz que precisamos confessar Jesus com a boca e crer com o coração que Ele ressuscitou dentre os mortos para sermos salvos.

“Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Romanos 10:9,10).

Deus tem prazer de manifestar a salvação, graça e alegria para quem tem um coração em linha com Sua Palavra e Sua promessa.

Um coração de honra é sábio
Existem algumas situações, alguns sentimentos que precisam ser detectados. O coração do homem que está em Deus é um coração batizado em sabedoria, na habilidade de perceber diferenças, de conhecer o certo e o errado, optar por decisões que tragam um futuro promissor em sua história, saber plantar sementes que escravizam o futuro e mudam sua história de vida.

O homem que é sábio precisa detectar que por onde passar, a honra deve acompanhá-lo. Ter consciência que ao plantar uma semente, você pode ser honrado pelo resto da sua vida, e isso trará benefício a todos os seus descendentes.

Talvez você já tenha plantado tantas sementes e pensou que elas são apenas para a sua história, mas Deus está preparando que todas as sementes plantadas no presente sejam repercutidas para os seus descendentes, porque toda semente garante a prosperidade dos descendentes.

É uma bênção andar na visão da sabedoria e ter o entendimento aberto para receber algo extremamente poderoso para receber o que Deus quer fazer em nossa história de vida.
 
Um coração modelo é cheio da sabedoria de Deus. Sabemos que a sabedoria terrena é animal e diabólica. São níveis de sabedoria que entram no coração daqueles que não estão blindados com o Espírito Santo.

Todas as pessoas blindadas com o Espírito Santo não receberão a visita da maldade nas suas vidas e no seu arraial. Antes experimentarão um novo tipo de vida. É o que afirma Tiago 3:13,14.

Quem é sábio mostra em mansidão, pelo procedimento das obras. Não anda se vangloriando da sabedoria que tem. Há pessoas que são possessas de uma sabedoria que não vem de Deus, porque é uma sabedoria demoníaca.

Devemos buscar a sabedoria do Alto, uma sabedoria sem fingimento que gera fruto de justiça. Essa é a bênção para os que estão libertos da sabedoria terrena, animal e demoníaca. Estes têm o Espírito Santo de Deus e recebem um coração cheio de sabedoria, semente, justiça e paz.

A sabedoria do Reino
A Bíblia diz que precisamos manter o coração cheio da sabedoria do Reino. Como é a sabedoria do Reino? Há lugares que você ainda não pode entrar, assim como há lugares que você já pode entrar agora. Às vezes, somos impedidos por alguém ou por algo.

Mas haverá um dia em que nos surpreenderemos, dormiremos em um nível e acordaremos em outro bem melhor. Seremos tomados pelo espírito de sabedoria.

Quando a sabedoria entra, a criatividade se manifesta. Precisamos de sabedoria. Se já nascêssemos dotados de sabedoria, a Palavra não esclareceria que é um dom que Deus dá a quem pede e a quem quiser recebê-lo. Interessante que Deus não diz isso sobre qualquer outro dom, mas apenas com relação ao dom de sabedoria, como está escrito em Tiago.

Deus dá sabedoria a todos que a pedem e depois não lança em rosto. Todos que recebem o dom da sabedoria do Alto alegram o coração de Deus. Todas as pessoas que passam pela vida dos que têm o dom da sabedoria contemplam o poder de Deus, por causa da criatividade.

Dizer sim e não
Os que têm sabedoria sobrevivem bem, porque ela é o gerenciamento interior para saber dizer sim na hora do sim e não na hora do não. Há pessoas que pensam que dizer não é maligno e dizer sim é divino.

Dizer sim é divino e dizer não é tão divino quanto dizer sim, basta ser o momento apropriado. A Bíblia diz que devemos falar sim e não e o que passar disso vem de procedência maligna. “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” (Mateus 5:37)

Quem não consegue dizer sim e não é porque não consegue discernir corretamente as diferenças, os tempos e os momentos. Às vezes, nem imaginamos que há um sim de Deus em nossa disposição. E por medo de entrar na presença dEle por conta de muitas rejeições que já recebemos de pessoas e de sistemas nessa globalização terrível, que portas se fecharam e muitos não foram recebidos.

Mas quando dependemos de Yeshua, entendemos que na boca dEle há um sim em nossa direção para nos favorecer e abençoar. Ninguém pode lutar contra o projeto divino em nossa vida, porque temos o sim e o amém da boca do Todo Poderoso.

“Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma. O bom siso te guardará e a inteligência te conservará. Para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas. Dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos escusos. Que se alegram de fazer mal, e folgam com as perversidades dos maus. Cujas veredas são tortuosas e que se desviam nos seus caminhos. Para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras. Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus.” (Provérbios 2:10-17).

Esse texto diz que a sabedoria entrará no seu coração. Você quer ser possuído pelo espírito da sabedoria? Essa deve ser a única possessão desejada por você.

0 comentários:

Postar um comentário