quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Dilma sanciona lei que reconhece música gospel como manifestação cultural



A presidente Dilma Rousseff sancionou na última terça-feira (10) lei que considera a música gospel, de matriz religiosa, como uma manifestação cultural.

A decisão já foi publicada no Diário Oficial. É uma grande conquista para aqueles que fazem parte desse gênero musical. Pastores, cantores e parlamentares evangélicos que se apresentam e fazem shows gospel, agora poderão recorrer aos benefícios da Lei Rouanet.

A lei reconhece a música gospel e os eventos relacionados a ela como cultura, exceto os eventos promovidos por igrejas, eventos internos.

Apesar dessa restrição, são exatamente deputados e senadores evangélicos, que participam de cultos e que também são pastores, que mais comemoram a decisão da presidente.

O projeto é de autoria do ex-deputado Bispo Rodovalho (PP-DF). O advogado Paulo Fernando Melo, assessor da Frente Parlamentar Católica na Câmara, foi quem elaborou o texto.

Ele comentou a decisão de Dilma em sancionar a lei. “Foi uma decisão sábia, que vai fazer justiça a esse importante movimento cultural, de católicos e evangélicos. Vai estimular ainda mais a difusão da música cristã no Brasil”, disse Paulo Fernando.

Havia uma preocupação do Ministério da Cultura em relação ao projeto. Um receio de exploração religiosa. O ministério elaborou um parecer que recomendava prudência e demonstrava uma preocupação com a exploração religiosa dessa decisão.

O Jornal do SBT exibiu uma matéria sobre o assunto e ouviu a opinião das pessoas nas ruas. A cantora Aline Barros também foi procurada pela reportagem. "Apesar de ser gospel, é uma música e música é cultura, então a gente fica muito feliz. Eu acredito que é um grande passo que estamos dando" disse Aline.

Assista a matéria no jornal do SBT:

0 comentários:

Postar um comentário