quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Você já votou hoje?



Não, não se trata de uma pergunta relativa ao período eleitoral que se inicia neste ano novo. Trata-se de um movimento notório do Espírito Santo nas igrejas atualmente: Os votos.

A Bíblia está repleta de votos feitos por pessoas de todos os tipos, profissões e classes. Profetas, reis, sacerdotes, juízes, pessoas comuns, todos fizeram algum voto com Deus. Os tipos também variam bastante de acordo com a época, momento espiritual, e intenção de cada um.

Um dos mais comuns atualmente é o voto de raspar a cabeça. Paulo fez isso em Atos 18:18, e em Atos 21:24, 26 e existem outros tantos exemplos na Bíblia.

Diferente desse, existe o voto de nazireu. Encontramos a descrição desse tipo de voto na Bíblia em Números, no capítulo 6. Nazireu é uma pessoa consagrada a Deus por determinado período, no qual a pessoa não corta o cabelo e barba, não bebe nem come nada procedente de vinhas (vinho, vinagre, uvas), e também fica proibida de tocar em cadáveres.

Existiram três nazireus consagrados desde o ventre de suas mães na Bíblia: Sansão, o profeta Samuel, e João Batista. O nazireu da Velha Aliança, no final do período de consagração raspava a cabeça e diante do Senhor, queimava os cabelos do nazireado.

Deixando os cabelos (ou a falta deles) à parte, há outros tipos de votos: há aqueles que andam descalços; existem os votos daqueles que abdicam de tomar refrigerante por um mês, um ano, mil dias! Alguns deixam de ver televisão; outros deixam de comer o que mais gostam por determinado período... Não há limites para a criatividade humana quando inspirada pelo Espírito Santo.

Precisamos ser sensíveis a Ele, para não cometermos loucuras e fazer votos que não poderemos cumprir. Salomão, em Eclesiastes 5:2-6, fala acerca disso. Veja esses trechos: "Não seja precipitado de lábios nem apressado de coração para fazer promessas diante de Deus...", "Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir".

Márcio Valadão, pastor da Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte, MG, fez uma declaração muito relevante no tocante aos votos: "O voto não muda Deus, o voto muda o homem".

Deus é imutável (Malaquias 3:6), e qualquer voto que seja feito a Ele, tem a finalidade de moldar o coração do homem, quebrantar sua alma, para que se aproxime do Senhor, para que esteja no centro da Sua vontade, discernindo a Sua voz, enfim, para ser alguém segundo o Coração de Deus, uma pessoa que entende que Deus está acima de todas as coisas que temos e que somos, e não hesita em sacrificar o que quer que seja para estar mais próximo, daquele com quem passaremos a eternidade.

Lembre-se sempre: o voto muda você, o seu Deus é imutável; e também: o voto não mudará a natureza pecaminosa do homem, a finalidade é aproximar-se do coração de Deus.

Diante dessas coisas, algumas perguntas surgem: Você quer viver mais próximo de Deus? Você quer comer do melhor desta terra? Deus sabe que Ele é mais importante do que qualquer coisa na sua vida? Você já votou hoje?

Talvez seja hora de pensar nisso. É tempo de votos.

Fonte: Blog Amigo do Noivo

0 comentários:

Postar um comentário