quarta-feira, 21 de março de 2012

Pais biológicos e pais espirituais - Parte 1

Hebreus 12:5-11


Somos uma família. Uma família é composta de pais e filhos. Uma família tem agregados familiares, parentes próximos e distantes. Quando falamos de família, falamos de um todo. 


Existem dois tipos de família: a família biológica e a família espiritual. Como líderes, precisamos ter muito claro em nossa mente a diferença de cada uma delas para que não haja confusão em nossa paternidade biológica nem espiritual.


Família Biológica
A família biológica possui um legado que é a herança física, a herança genética que vem impregnada no DNA. Portanto, ao partir deste Planeta, você precisa deixar uma herança física e material para os filhos. Todo homem honrado deixa um legado para os seus descendentes.


O líder não deve confundir a herança biológica – direito dos filhos físicos com a herança dos filhos espirituais. A herança dos filhos físicos pertence a eles e não aos discípulos. Os filhos não podem ser desonrados.


Podemos ser abençoadores como plantadores de sementes, mas não temos o direito de tirar a herança dos nossos filhos sem perguntar a eles primeiro. Não tire dos filhos físicos para dar aos espirituais, isso é errado. Toda bênção dividida é maldição. Deus não recebe bênção dividida.


Família espiritual
A família espiritual, assim como a família biológica, é composta de pais, filhos, parentes agregados. De igual modo, na família espiritual, os filhos também precisam de herança espiritual.


Os filhos espirituais precisam de orientação espiritual. Não confunda discipulado com maternidade ou paternidade biológica, porque isso jamais acontecerá. Não queira ser pai e mãe daqueles que você não tem direito sobre.


O legado primordial de um líder espiritual liberado sobre o filho é a unção. A unção é uma ferramenta que despedaça jugos. A unção prospera o discípulo. Não há um discípulo que tenha recebido a unção e que não tenha prosperado. Todos os que estão debaixo da unção prosperam.


Quem se afasta do manto entra em queda livre. O manto é a proteção, a cobertura. Todos os que são pais espirituais e têm filhos espirituais, prosperam absurdamente. Você ficará surpreso com o que Deus fará. É o manto da prosperidade.


Os pais espirituais possuem obrigações espirituais. Há discípulos que buscam os líderes só para buscar ajuda física. Muitos se tornaram discipuladores de problemas. Cuidado, senão você pode se tornar um pai frustrado porque os seus filhos não são o que você espera que sejam.


Ninguém pode mudar a paternidade física, mas no discipulado é uma cumplicidade. No dia em que você quiser deixar de ser discípulo, você deixa e, de igual modo, se o discipulador quiser abandonar o discípulo.


Há pessoas que decidiram ser ruins. Não importa o que você faça por elas. Elas não querem ajuda. É uma questão de decisão. Há pessoas que enquanto forem beneficiadas, estarão com você, mas no dia em que você não puder mais supri-las, saem, porque são doentes.


Como líderes, aceitamos essa situação quando nossa postura deveria ser outra. São discípulos insaciáveis. O quanto puderem xingar, maltratar por debaixo dos panos, fazem-no, porque são doentes e não querem cura. Mas também há discípulos amados como irmãos e amigos, que possuem a mesma linguagem e o mesmo propósito.
Não faça o que é da parte de Deus


Há muitos discipuladores frustrados por causa de discípulos que não ficaram no Reino por uma opção pessoal. Não crie dívidas por causa dos discípulos. Quando Deus decide tratar com alguém, não adianta você querer intervir. Deus não forma homens falando, mas colocando a Sua mão sobre.


Caminhe orientando, dando palavras, mas não queira ser Deus nem pai biológico do discípulo. Essa não é a chamada de Deus para sua vida e liderança. Há decisões que você pode tomar que ajudarão, mas outras podem atrapalhar o que Deus quer fazer na vida do liderado.


A função do discipulador é a de orientar. O êxito que você terá em orientá-lo estará respaldado na Palavra de Deus e baseado na sua própria experiência com o Pai e experiência de vida. 


Aprenda que para tratamento de caráter, não há anestesia, Deus marca as pessoas dessa forma. Portanto, deixe Deus fazer o que deve ser feito. Não tente amenizar as coisas quando a intenção do Senhor for marcar a vida do discípulo e implantar nele o caráter de Cristo.


Somos uma família e temos todos esses agregados diante de nós. Portanto, precisamos saber como agir em cada situação, já que o legado espiritual exige mais que o biológico. Por isso, devemos viver a vida que Jesus viveu e essa vida deve ser vivida na fé, na essência do que Ele ensinou.


Onde viver o legado que Jesus deixou


- Em casa. O homem ungido precisa ter 100% a aprovação familiar. Se a sua família o reconhece como tal, então você está bem. Isso é muito importante. O legado espiritual deve ser usado como ferramenta na família.


- No trabalho. Precisamos levar esse legado para o nosso trabalho. Afinal, somos crentes em qualquer lugar.


- Na sociedade. Devemos ser educados. A sociedade espera de nós que sejamos educados. Por pior que você esteja, você tem a obrigação de ser educado com todas as pessoas. As pessoas nos medem em todos os lugares.


O líder pode atrapalhar ou abrir caminhos para os seguidores de Jesus. Você precisa dar bom testemunho. Há pessoas debaixo de sua cobertura. O seu legado com os seus discípulos é distribuir a graça sobre eles. Graça é alegria.


Precisamos voltar a ter comunhão com os discípulos, gerar relacionamento com eles. Temos que nos fazer presentes. As pessoas querem nos ver. O discipulado que funciona é a resposta na família. Nas devidas proporções, dê atenção para os filhos biológicos e para os filhos espirituais. Não dê mais atenção aos discípulos do que aos filhos biológicos.


Cuidado com os que os filhos físicos estão fazendo para chamar a atenção. Se isso ocorre, é porque os pais estão falhando. O teste da obediência prova quem é e quem não é filho. Os verdadeiros filhos têm a consciência da obediência. É uma delícia ter um filho obediente.

0 comentários:

Postar um comentário