segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fundamentos para o sucesso


“Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável” Isaías 58:12
Ap. Jonas Fernandes
Numa construção a primeira e mais importante obra a ser realizada são os fundamentos, eles definem se uma obra terá êxito ou não. A vida de um modo geral segue esse princípio. Uma criança que tem boa alimentação, por exemplo, terá uma vida sem dificuldades de saúde. Enquanto que aquela que não teve nutrição adequada está sujeito pelo resto da vida a contrair muitas enfermidades. Para que uma pessoa tenha êxito em sua vida espiritual estão revelados fundamentos muito claros nas escrituras. Toda bíblia foi escrita para que possamos viver a partir deles.
1 – Os fundamentos do mundo x os fundamentos da palavra.
Os fundamentos da nossa sociedade não passam de antigas ruínas de verdades, que um dia foram realmente colocadas na condição de grande valor. Veja o caso de dois exemplos muito conhecidos: O primeiro é o casamento, muitas pessoas nem pensam em casar, e as que se casam não dão o devido valor ao casamento, na primeira oportunidade se separam. O segundo são os filhos que são queridos e esperados, mas depois que eles chegam, são colocados para ser educados por outras pessoas. As vezes paga-se muito caro em uma inseminação artificial para ter um filho, para depois deixá-lo ser criado pelas babás de uma creche ou ser educado por outra pessoa, no caso, a empregada. O casamento e a criação dos filhos são valores da palavra de Deus e como muitos outros têm sido desprezados em nosso meio. Hoje há uma verdadeira guerra entre esses fundamentos e tudo que temos visto hoje de ruim em nossa sociedade é motivado pelo fato de as pessoas terem negligenciado a palavra e se voltado para o mundo.
2 – Levantarás as antigas ruínas
As antigas ruínas são os fundamentos que foram desprezados pelos nossos antepassados, o principal fundamento que precisa ser restaurado é o da família, é na família que as crianças são educadas, nela se aprende os valores para a vida em comunidade, a trabalhar e dela se sai para formar outras famílias. Deus quer levantar a condição em que a sua família se encontra. Ele quer restaura-la para que seus filhos possam caminhar em graça e em vitória nesse mundo que tem assistido a derrota de tantos lares.
Marcas de uma família em ruínas:
As famílias em ruínas são marcadas pelos conflitos, agressões, traições, desonra, falta de amor, ódio entre os irmãos. Essas famílias se tornam um problema para o futuro, e a maioria não terá esse futuro porque logo ela e seus membros serão destruídos. É preciso a intervenção milagrosa de Cristo para possam, uma vez restauradas ser uma benção.
A nossa missão com igreja é levantar as famílias que estão em ruínas, o discipulado na palavra de Deus formará uma geração de famílias que terá fundamentos restaurados. Essa famílias continuarão o processo até que a nação seja salva.
É isso que a bíblia quer dizer com; “levantarás os fundamentos de muitas gerações”. Pois a medida que restauramos uma família, as futuras gerações serão fruto dessa restauração.
3 - Serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas
Jesus nos salvou para que pudéssemos ajudar a outros e levá-los a ele, todos os que abraçam o ministério serão chamados restauradores, na verdade somos esses restauradores de vidas e de famílias, a palavra restaurador no original hebraico significa, pedreiro. Imagine-se como um pedreiro dessa nação e dessa cidade. Cristo usou a mesma ilustração em Mateus  7:24-27.
Os dois fundamentos
24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. 26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
Se a igreja fugir do seu papel será responsável pela destruição da nação, nós precisamos pregar, fazer células, levantar nossos 12, para que possamos restaurar a rota da nação, essa é nossa responsabilidade hoje.

O mundo não tem fundamentos sólidos seus fundamentos são escorregadios e vacilantes, Deus tem fundamentos que são de rocha verdadeira e não de terra para edificar a casa. Jesus é a grande pedra o grande fundamento sobre o qual o Brasil precisa ser levantado. Eu e você devemos achar as formas e os caminhos para produzir o fruto da restauração da nossa nação e vê-la caminhar por rotas de paz.

4 – O objetivo final é que o País se torne habitável.

Quem hoje já não foi assaltado, essa forma de crime ficou tão comum que parece normal, mas sabemos que a verdade é que isso não é normal. Há alguns anos atrás não havia esse tipo de risco, as pessoas trabalhavam, andavam e viviam seguras. O que trouxe essa ruína e tornou essa cidade pouco habitável foi a destruição das famílias, isso é a base de toda destruição mas também a base da restauração, vamos olhar para as nossas casas e ver o que precisa ser mudado, vamos restaurar os fundamentos. No Salmos 89:14, a bíblia diz: Justiça e direito são o fundamento do teu trono; graça e verdade te precedem. As cidades e o país se tornarão habitável, pela volta do direito e da justiça, que são os fundamentos do pai, quando os fundamentos do trono de Cristo estirem em nossas vidas e famílias grandes benção nos visitarão com indivíduos e como família.

0 comentários:

Postar um comentário