sexta-feira, 1 de abril de 2011

Bispa Rachel: “É impossível um jovem casar errado quando seu foco é Deus”


Autora dos livros "Compromisso, o jeito bíblico de amar" e "Perguntas e respostas sobre o Compromisso" a bispa Rachel Castro esteve em Parnamirim no último final de semana de março e compartilhou com a juventude do Rio Grande do Norte os pilares para andar em Compromisso, doutrina que ensina o jovem a ter um relacionamento, baseado nos princípios cristãos, rumo ao casamento.

Durante o Seminário de Santidade, a bispa concedeu uma entrevista ao blog da Rede de Jovens, onde compartilhou mais profundamente sobre a doutrina do Compromisso e deu algumas dicas para o jovem encontrar a pessoa certa pra casar. Confira:


Qual o grande desafio ao ensinar essa juventude do século 21 a andar na doutrina do Compromisso?
Na verdade, o maior desafio é jogar o nosso jovem no meio dessa sociedade corrompida. Ou seja, nas escolas, na faculdades, no trabalho, nas amizades de rua, de bairro.


O maior desafio é expor os nossos jovens a esse tipo de relacionamento, porque nós ensinamos algo tão puro, tão santo, tão legítimo, que quando a gente expõe os nossos jovens para o convívio normal, é como se a gente estivesse colocando ele literalmente na “toca do lobo”, na “cova do leão” e pra mim esse é o maior desafio, que é esse liberar.

Estamos saindo de uma ministração maravilhosa de Deus e eu fico pensando no quanto isso os fortalece. Fortalece para quando saírem, encararem a realidade lá fora, que não tem nada a ver com que preguei nesse seminário, de muitos jovens. Então o maior desafio é o jovem que ministramos se manter como testemunho lá fora.

O jovens do MIB são ministrados há nove anos na doutrina do Compromisso. O que você tem observado, nesses poucos dias, na juventude da visão celular no Rio Grande do Norte?
Eu observei a juventude aberta e atenta a tudo que eu estava falando, receptiva. Mas também observei uma atmosfera de guerra espiritual, aquilo que eu falei da ingerência maligna no estado que existe em todo nordeste.

Nas cidades que são litorâneas, são turísticas, existe muita ação de imoralidade, de perversão, de sensualidade, e eu observei essa atmosfera no mundo espiritual, mas eu creio que a igreja aqui está posicionada e vai romper isso, em nome de Jesus.

Qual a origem dessa doutrina? Ouvi falar, certa vez, que o trabalho da JOCUM serviu de inspiração. É verdade?
O Compromisso foi uma estratégia que o próprio Deus nos deu e nasceu no nosso coração esse desejo, meu e do apóstolo Maurício.

Eu fiz JOCUM e lá havia um modelo de amizade especial, que era o relacionamento entre os missionários, mas eu nem gostava do nome porque o termo amizade especial parece amizade colorida e esse relacionamento não tinha restrições para contato físico. A única coisa que era nos passada é que não poderia ter relação sexual. Mas isso, as igrejas e os pastores sempre ensinaram, então não serviu de inspiração, mas me chamou atenção a estrutura, colocando o nome de amizade especial.

Daí surgiu o desejo de lançar uma nomenclatura que tirasse o jovem do foco do namoro. Então nós começamos a trabalhar dentro dessas idéias e Deus nos deu o Compromisso.

Qual sua opinião sobre a ‘Côrte’, ensinada em algumas igrejas também?
Eu particularmente não conheço muita coisa da Côrte. Eu sei que é uma cultura americana, veio de líderes, que inclusive tem vários livros. Um deles é o “Romance a Maneira de Deus” e tem outros livros também que são de outros autores que criaram também essa metodologia.

Sei também que tem algumas igrejas aqui no Brasil que adotaram o modelo do romance a maneira de Deus, da Corte, mas eu não conheço detalhes de estrutura, de como é a Corte no “beabá”.

Para o jovem que está se guardando, esperando sua esposa ou esposo, qual sua dica para perceber os sinais de Deus quando chegar a hora?
Quando a gente fala sobre o jovem colocar o interesse e os pensamentos dele em Deus, nós estamos querendo dizer que é impossível errar. Porque se uma pessoa está focada em Deus, com interesse em Deus, quando uma pessoa se aproximar dela, ela vai perceber na hora, vai ter todos os sintomas, se é laço ou não.

Agente, quando não falamos de casamento, consegue discernir quando uma pessoa é estranha, não tem vida com Deus ou quando tem, imagine se tratando de sentimento. A pessoa que está sintonizada em Deus vai discernir. Então pra mim, a maior dica é estar focado em Deus, estar focado nas coisas de Deus, nos interesses de Deus e dessa forma a pessoa vai perceber os sinais.

E claro, aquilo que sempre falo: observar como a pessoa trata a família, como trata os líderes, mentores, discipuladores; observar como é a pessoa no temperamento, porque uma das grandes situações hoje de divórcio no Brasil é a incompatibilidade de temperamentos, só perde para os casos de infidelidade, adultério. Então a pessoa tem que observar a questão do temperamento. Então as principais características que tem que se observar são família, temperamento e vida espiritual.

Nesse processo, até que ponto e opinião do líder é importante?
A influência do líder é fundamental, mas ela não pode ser manipuladora nem decisiva. A decisão é do jovem, a decisão é do solteiro. O discipulador tem uma participação fundamental como guia espiritual, como aquele que tem a função de conduzir espiritualmente o solteiro.

Então o líder tem a posição de orar, de aconselhar e de conversar, mas ele não pode, de forma alguma, fazer de tudo para que o discípulo não venha a casar com determinada pessoa, ou, se ele quer, fazer de tudo para que o discípulo venha a casar.

Então esse é um perigo muito grande. Eu sempre costumo dizer que a primeira decisão vem de Deus, depois dos pais e depois a opinião do discipulador. Então pra mim essa é a hierarquia do filho, do discípulo.

Como surgiu esse seminário sobre Compromisso?
Eu sempre escrevi sobre o Compromisso e sempre falei sobre a doutrina, por onde eu passava, mas a ênfase do seminário Compromisso nasceu em 2009.

Depois de tantos anos ministrando o Compromisso, que resultado você tem encontrado?
Os melhores resultados possíveis, graças a Deus. O Senhor tem me honrado muito. Eu tenho visto que veio dEle, quando Deus nos direciona, quando Deus nos capacita.

Tem sido uma receptividade muito grande. Os pastores, apóstolos e líderes por onde eu tenho passado, eles já tem recebido a doutrina. O complicado é você levar a visão do Compromisso quando a liderança não compra aquela visão, então fica tudo mais difícil. Mas por onde eu tenho passado, os pastores, líderes e apóstolos, todos já tem abraçado essa visão, todos já querem essa visão. Então é só um casamento de unção.

E os jovens eles são muitos sedentos, eles querem acertar, eles querem ser aconselhados no que eles devem fazer para não errar. Então o jovem é o mais aberto. Por mais que seja indigesta a parte de não beijar e de não tocar, ele quer tanto acertar, ele quer tanto ter uma família boa, que ele fica aberto pra ouvir.

Nos casos em que existem duas ou mais pessoas orando por uma determinada pessoa, como o líder deve conduzir a situação?
Essa é a coisa mais comum que acontece, principalmente com os rapazes que tem evidência de beleza, de unção, esses aí tem fila no céu.

A postura do líder é, em primeira mão, proteger o sentimento da ovelha, do discípulo, levando ele a descansar em Deus, entregar o seu coração na mão de Deus e deixar que Ele que vai fazer. Se for da vontade dEle, como tem o ditado popular, “o que é teu o bicho não come”.

Podem ter mil orando, “mil cairão ao teu lado, dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido”. O Maurício era o maior partido da JOCUM e eu era a mais feia das candidatas. Mil caíram ao meu lado, dez mil a minha direita e eu fiquei em pé. (risos)

Durante esses dias de seminário, muitos que estavam namorando decidiram entrar na doutrina. Como agir quando apenas um concorda com a visão do Compromisso?
Bem, eu penso que não dá pra continuar o relacionamento, porque isso é jugo desigual. E jugo desigual envolve não apenas o fato de ser crente ou não, mas envolve pensamento desigual, comportamentos desiguais. Então quando a Bíblia diz que nós não devemos nos colocar em jugo desigual, a Bíblia está falando em todos os sentidos, espírito alma e corpo.

Uma pessoa não pode entrar na revelação do Compromisso se o outro não concorda. Uma hora a opinião de um vai prevalecer e possivelmente será a do que não concorda, porque a carne fala mais alto. A carne já tem a sua guerra, ainda um não querendo, fica mais complicado.

Qual sua expectativa para dezembro de 2012, em que 1 milhão de jovens estarão em Brasília, num momento profético?
Eu to sonhando com isso. Eu e meu marido estamos respirando isso. Pra mim Deus está abrindo portas muito importantes na nossa direção de aprovação desse propósito. Então eu creio que vai ser o maior evento da visão celular para a juventude até hoje. Eu não tenho notícia de nenhum evento da visão que envolveu 1 milhão de pessoas. Então eu acho que vai ser “o evento”.

É claro que nós não vamos trabalhar só com a visão. Nós vamos trabalhar com a juventude cristã brasileira. A partir desse segundo semestre nós vamos fazer todo um trabalho de publicidade, nós vamos envolver o jovem cristão. E a partir do ano que vem nós vamos entrar com um trabalho muito forte em Brasília, em Goiás e nas regiões vizinhas, porque do restante do Brasil a gente quer 300 mil pessoas. As outras 700 mil pessoas serão de Brasília e redondezas. Então a gente vai fazer um trabalho muito forte.

Vai ser algo muito grande, de muito impacto. Estamos com uma expectativa muito grande. Eu sei que vai ser um divisor de águas, porque nenhum político, nenhuma mídia, vai desconsiderar um milhão de jovens.

Uma coisa são um milhão de pessoas, um milhão de crentes, mas com um milhão de jovens cristãos a mídia, a política, põe o olho. Então a gente vai entrar numa evidência, que a gente não tem proporção. Isso eu nem quero pensar ainda. O que eu sei é que o que falarmos dali pra frente vai ter peso.

Por exemplo, quando a gente exigir entrar nas faculdades, porque o homossexuais estão fazendo a cartilha deles pra entrar nas escolas, então agente quer entrar também com a cartilha do Compromisso nas escolas.

Quando colocarmos 1 milhão, a gente vai ter peso no Ministério da Educação pra defender os valores da família, os valores do casamento heterossexual. Então, o que a gente pedir, depois de colocarmos 1 milhão, a gente vai ter peso pra isso.

1 comentários:

  1. Achei a entrevista fenomenal.Parabéns a Bispa e parabéns a vocês.Sou líder de rede de jovens aqui em Salvador também e estamos nesse propósito juntos.

    ResponderExcluir