segunda-feira, 4 de abril de 2011

Moldado pelo oleiro

Ap. Renê Terra Nova
“Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. Desci, pois, à casa do oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra sobre as rodas. Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” (Jeremias 18:2-6)


Deixar-se ser moldado pelo Oleiro é uma tarefa para os corajosos. Não é fácil sentir as dores do aperto de Suas mãos quando se faz necessário. Mas o final é o alívio de ver que é possível, em Deus, ter um caráter moldado de acordo com os princípios do Reino.

Moldar caráter é dispor-se a um trabalho árduo. É ser indesistível. É uma tarefa que não pode ser designada a preguiçosos. Ninguém molda caráter sem colocar a mão na massa. É preciso haver interação entre o Oleiro (Deus) e o barro (você), entre o discipulador e o discípulo.
Para que um caráter seja tratado e moldado, é preciso deixar, é preciso colocar-se à disposição para que tal aconteça. Por isso, lance-se nas mãos do Oleiro, pois Ele quer inaugurar algo novo e um tempo surpreendente de muitas bênçãos em sua vida e família.

Qual o segredo de ter um caráter moldado pelas poderosas mãos do Oleiro?

1. Começar corretamente
Mudança de caráter não é uma aventura. Para se moldar caráter, precisamos aprender que devemos começar pela forma correta.

A maioria das pessoas enfrenta problemas, principalmente em projetos nos quais estão envolvidas, porque não começaram pela forma correta. Quando algo é iniciado de forma correta, deslizes que podem trazer eventuais prejuízos são evitados.

Muitos querem começar por onde outros estão terminando, por isso colhem problemas. Seria mais fácil começar da maneira certa para colher frutos de alegria. Começar corretamente fala de uma disposição que o líder e o discípulo precisam ter se quiserem obter êxito.

Se você quer começar a fazer algo corretamente, precisa dispor-se a ouvir alguém que tenha experiência. Fazer o certo fala de se tornar uma referência ainda que outros queiram vê-lo como um problema. Isso porque, para muitos, quando alguém decide ser referência, torna-se um problema. Por incrível que pareça, existem pessoas que não se alegram com a mudança de outras.

A disposição de se deixar ser moldado, de fazer o que é correto, faz com que as situações adversas não consigam demolir a sua convicção. Uma convicção não é demolida por discursos quando há por trás um respaldo.

Nesse processo, temos crido que a Visão Celular é um mecanismo de recurso e de confronto, através do qual o Brasil será moldado no sobrenatural e a Nação caminhará no sopro tremendo do Espírito.

Para nós, porém, a Visão Celular não pode tornar-se um conforto, pois é uma Visão de confronto. Quantas pessoas não sabem envolver-se com o povo e por isso não alcançam o êxito que deveriam alcançar. Na realidade, o que você é na Visão hoje, é apenas o resultado da sua vida. E isso tanto na vida do seu líder quanto na sua. Não julgue o líder e se exclua, pois vocês são uma equipe, precisam trabalhar unidos para que o melhor de Deus os alcance.

Vivemos um tempo que urge a necessidade de termos o caráter moldado. Reconhecemos que não é fácil mudar de hábito, de estilo de vida. Se você não quer ser uma ameaça, continue como você está. Mas quando você decidir crescer, passará a ser uma ameaça, poderá ser criticado e alguns o verão como um problema. Porém, lá na frente, as pessoas mudarão de opinião por ver que o seu testemunho o respalda e que você é um agente de transformação.

Não se cale diante de fatos que a Bíblia diz que você não deve concordar com eles. Você é agente de transformação e, como tal, precisa procurar começar da maneira correta. Suas atitudes precisam ser diferentes da média. Você foi chamado para viver acima da média, de acordo com os padrões do Reino de Deus.

Muitas pessoas poderiam viver de forma melhor, mas estão limitadas porque tudo o que fazem, começam de forma misturada, contaminada, esquecendo que no Reino de Deus as coisas não funcionam dessa forma. Ficam, então, impedidas, atadas e não conseguem caminhar rumo ao êxito, dentro dos princípios da Bíblia e que nos são estabelecidos como modelo de vida, como um estilo a ser seguido.

Deus está chamando-nos a voltar aos princípios da Sua Palavra. Somente ela contém as verdades que devem permear a nossa vida. Se voltarmos aos princípios, se decidirmos fazer tudo como a Bíblia nos orienta, o que fizermos prosperará e descobriremos que existe algo muito nobre que precisa não apenas ser observado, mas vivido.

Todo o nosso êxito está em nos submetermos ao Grande Oleiro para que Ele nos molde e nos ensine a viver de forma correta, de forma que a nossa vida seja um modelo a engrandecer o Seu nome e, assim, não tenhamos do que nos envergonhar nem envergonhar o Evangelho.

Entregue-se nas mãos do Oleiro e permita-se ser moldado por Ele. Confie nEle e o mais Ele mesmo fará, porque Deus é Fiel para cumprir cada uma de Suas promessas.

*Ainda essa semana, a continuação desse estudo

0 comentários:

Postar um comentário