sexta-feira, 8 de abril de 2011

Moldado pelo oleiro - Parte 2


Ap. Renê Terra Nova
No estudo do início da semana, aprendemos sobre começar corretamente para se deixar ser moldado pelo Oleiro. Nós somos o barro e precisamos permitir que Ele, o Senhor, amasse, e amasse até dar a forma que Ele deseja. Agora vamos estudar sobre Ouvir e Obedecer.

 

2. Ouvir e Obedecer

Deus deu uma palavra de comando a Jeremias, e ele ouviu e obedeceu. E, pela sua obediência, ainda hoje, quando lemos esse texto, somos levados a entender que o Senhor quer fazer de cada um de nós vaso novo. Tudo o que precisamos é nos submeter à Sua verdade e cumprir os Seus princípios, e, para isso, é necessário sermos moldados por Ele.


Em toda a Palavra de Deus, vemos o quanto os recursos naturais são utilizados para ensinar o povo de forma simples. O fato de Deus ter mandado Jeremias se dispor e ir até a casa do oleiro era para que visse um exemplo dado através do barro, que é um recurso natural.


Jeremias já havia visto inúmeros oleiros em toda a sua vida, ele poderia até mesmo desobedecer ao Senhor, já que não havia novidade em ver alguém fazendo vasos. Mas ele obedeceu. Jeremias entendeu que Deus queria falar com ele, como profeta, e com o Seu povo, através dessa ilustração.


Ao chegar à casa do oleiro, ele observou como o vaso era trabalhado e recebeu da parte de Deus uma mensagem através de algo tão simples. Deus é assim. Deus gosta de usar as coisas simples para confrontar as grandes. Esse exemplo serviu para que Jeremias entendesse que, para influenciar a Nação, ele precisava primeiro ser moldado para depois a Nação tê-lo como referência.


O Senhor queria que Jeremias estivesse atento à Sua voz. E como um servo fiel, foi o que o profeta fez. Essa é a função do discípulo-servo de Deus, estar atento ao que está ouvindo. O discípulo não deve tomar nenhum passo fora do que Deus fala. Quando o discípulo tem um coração de servo, não deve mover-se sem escutar a voz de Deus.


3. Observar o tempo da decisão


Ninguém pode negar esta verdade: tudo na vida depende de uma decisão. Assim como Jeremias decidiu ouvir e obedecer, ele também poderia ter desobedecido. Ainda hoje a Palavra de Deus permanece a mesma. O que muda é a postura que cada um tem em relação a ela.


Quando decidimos obedecer a Deus e cumprir os Seus princípios, por mais simples que eles pareçam ser, como na história de Jeremias, alcançamos as bênçãos de Deus e não apenas isso, mas até mesmo uma Nação pode ser abençoada a partir de nós.


A decisão nos leva a conquistas e estabelece a preservação destas. O chamado de Deus para o Seu povo é para que juntos somem um exército poderoso e assim evitem catástrofes na vida pessoal, familiar, financeira e ministerial.


4. Estar disposto a aprender


Imagine se Jeremias não tivesse ido à casa do oleiro. Que bom que o profeta era um homem disposto a aprender nas situações simples e, aparentemente, não interessantes. O verdadeiro discípulo é aquele que reconhece que sempre precisará ser acrescido em algo e, o fundamental, ele não despreza as oportunidades que lhe trarão experiências de vida.


Sempre teremos o que aprender. Vivemos em um século muito diversificado, no qual as pessoas têm características diferenciadas umas das outras. Portanto, nunca saberemos tudo e sempre necessitaremos de alguém para nos ensinar.


Jeremias aprendeu com o Oleiro. Ele pode ver como é possível transformar um recurso natural em uma obra de arte, ou seja, barro
em vaso. E, ao olhar o oleiro trabalhando o barro, viu o vaso se desmanchar em sua mão.

Deve ter sido muito interessante para Jeremias contemplar o oleiro novamente pegando o barro e construindo um novo vaso. Naquele momento, Jeremias entendeu o que Deus estava lhe ensinando: Sua intenção é fazer de cada um de Seus filhos um vaso novo (Jeremias 18:1-6).


Deus quer moldar-nos e tudo o que precisamos fazer é nos dispor a começar da forma correta, ouvir e obedecer, entender que tudo depende de uma decisão e estar disposto a aprender sempre. Aí Ele fará de nós um vaso novo e todos terão prazer em andar segundo a referência que é a nossa vida.


Somos discípulos do Senhor Jesus e seremos moldados por Ele. Somente assim poderemos moldar milhares e milhares de outros vasos para que o nome do Senhor seja glorificado. Portanto, esteja atento às lições que Deus quer ensinar-lhe e aprenda com cada uma delas.


Neste exato momento, você pode estar diante de muitas lições sem conseguir enxergá-las. Esteja em Deus para que você seja um vaso plenamente formado, recebendo o caráter de Cristo, sendo moldado por Suas próprias mãos. Aceite o convite: desça à casa do Oleiro e deixe-se ser quebrado, para que Ele possa refazer o vaso, para glória dEle.



Agora assista a ministração do último DVD do Diante do Trono com os vasos sendo quebrados pelo Oleiro Jesus:





 

0 comentários:

Postar um comentário