segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Discipulado: A resposta de Deus para igreja do século XXI - Parte 2


Ap. Renê Terra Nova
A nossa geração está vivendo um dos momentos mais revolucionários de todos os tempos, onde velhos modelos que se mostraram ineficazes, estão sendo removidos para dar lugar ao Modelo proposto por Deus: o Modelo dos 12.

No estudo anterior, aprendemos sobre a importância de tomar algumas atitudes como: ‘Não fugir da proposta inicial’, ‘Buscar uma nova mentalidade’ e ‘Vencer as tradições humanas’. Nesta semana, veremos as duas últimas atitudes: ‘Gerar amor pelos perdidos’ e ‘Formar discípulos’.

4) Gerar amor pelos perdidos

O objetivo é trabalhar na evangelização até que o perdido se converta e seja discipulado para gerar amor por outros. O resultado é fantástico! Depois que os novos discípulos são formados, ninguém segura o poder da evangelização e da grande pescaria.

O discipulado forma líderes, pois é impossível ser Pastor de multidões sem um grande número de líderes para cuidar bem do povo (II Crônicas 1:9,10). “E vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.” (Jeremias 3:15). Creia que Deus cuidará da obra que é dEle com a sua ajuda e a ajuda dos líderes que você formará.

5) Formar discípulos
Jesus, o Senhor dos senhores, não formou membros de Igrejas, Ele formou discípulos. Não temos nada contra o rol de membros de algumas denominações. Pelo contrário, acreditamos que tudo que é organizado e funciona deve ser respeitado, admirado e até mesmo imitado.

Na época de Jesus, quem tinha membro era o Sinédrio: os Saduceus, os Zelotes, o Rabinato etc. A Igreja de Jesus é sui generis, dinâmica, sem programas monótonos elaborados rotineiramente. 

É uma igreja livre, de deserto e de cidade, de vilarejos e províncias, de Jerusalém e de samaritanos, de santos e pecadores, da viúva e do órfão, do sacerdote de Arimateia e dos judeus, dos ricos e dos pobres, dos elitizados e dos marginalizados, dos auditores e dos pescadores, dos letrados e dos leigos, dos eruditos e dos indoutos...


Na Igreja de Cristo, todos têm espaço e somente alguém com um caráter igual ao dEle poderia conviver com tantas diferenças. O segredo consiste em transformar os membros em discípulos. Os membros se parecem com qualquer um. Os discípulos se parecerão com o Mestre Jesus. “Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.” (I Coríntios 11:1) 

O Reino de Deus não consiste em conhecer apenas o caminho de casa para Igreja, como alguns pensam; o Reino vai muito além do que fazer essa rota. O discípulo explora o seu caminho, otimiza a sua rota e, indo ou vindo, faz discípulos, pois dentro dele já existe a semente de conquistador de almas. 

A ordem de Cristo é ir e fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28:19,20). Deus quer salvar a humanidade, a começar por sua família e amigos, mas precisa de um canal. Ele pode contar com você? Então, envolva-se mais com o Reino e, juntos, vamos multiplicar o rebanho.

O Senhor tem nos ministrado muito. Agora é tempo de vermos as pessoas que amamos como nossos familiares, colegas de trabalho, de faculdade, de colégios, amigos íntimos, parentes próximos e distantes, integrando-se na comunidade do avivamento. Vamos honrar a nuvem de salvação que está sobre nós. É tempo de ampliar a tenda e firmar bem as estacas.

Deus ama as almas perdidas e quer ver o seu Reino instalado. Permita-se ser usado por Ele para atrair as vidas. É tempo de multiplicação! Agora, em todo o mundo, desde Jerusalém até os rincões mais distantes da Terra, o tempo da colheita está sendo profetizado, e, com certeza, vamos colher aqui na nossa nação muitos frutos que já estão maduros. A nossa linguagem é de multiplicação e de conquista no discipulado.

A nova igreja de Cristo
A Igreja de Cristo está reescrevendo a sua História. E se você ainda não se envolveu, ainda há tempo. A Igreja saiu do seu casulo teológico, do isolamento crônico e cerrado, e ampliou os seus horizontes.

A Igreja em Células tem no foco da sua atenção assuntos de relevância, como a cidadania, o resgate da identidade, a estruturação do caráter, etc, ministrando libertação e cura interior, trabalhando a autoestima dos discípulos para uma qualidade de vida digna, na consciência depurada de que somos filhos de Deus. 

Essa é a função da Igreja. Não é alienada, mas é alinhada com a Palavra; não se esqueceu do seu papel, mas retorna à sua missão. A Igreja em Células lembra gente que tem cor, cheiro, pele, alma, vida, raciocínio e vontade de vencer. 

Deus tem nos mostrado que é o momento de tomarmos posse da terra com seus habitantes, e de fazermos o que Ele pediu que fizéssemos. É tempo de vicissitude, de mudanças, de tomarmos as rédeas das metrópoles, de tomarmos as cidades por assalto. Afinal, não é um mito o que estamos vivendo, é a vida de Deus na unção do Espírito (Joel 2:1-28). 

Assumir a Visão Celular, aceitar as suas estratégias, viver seu Modelo de discipulado nos leva a uma radical mudança. E, mais que isso, essa Visão é uma Visão que rasga o peito, assim como o condor rasga o céu não conhecendo limites, voando no ilimitado. Do mesmo modo é a Igreja em relação ao Reino, na intimidade com o ilimitado Rei. 

“Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não conheço: o caminho da águia no ar, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar, e o caminho do homem com uma mulher...” (Provérbios 30:18,19)

O Senhor é o seu braço forte. Ele fará com que você caminhe e alcance êxito. Cremos que em sua experiência pessoal, o Senhor ministrará graça, ânimo e muito êxito. Prepare-se para uma grande multiplicação. 

É tempo de nos alegrarmos por tudo que o Senhor fez na nossa vida, liderança, família, Igreja de Jesus no Brasil e além fronteiras. Estamos vendo, de fato, a tenda ampliada, lembrando que os princípios que aprendemos na Palavra precisam ser guardados.

Envolva-se neste processo, e que a unção multiplicadora do Senhor esteja fluindo sobre sua vida. Que o Deus Todo-Poderoso o abençoe, faça-o frutificar e o multiplique para que você seja uma multidão de povos (Gênesis 28:3).

“O Senhor vosso Deus já vos tem multiplicado; e eis que em multidão sois hoje como as estrelas do céu. O Senhor Deus de vossos pais vos aumente, ainda mil vezes mais do que sois; e vos abençoe, como vos tem falado.” (Deuteronômio 1:10,11).

0 comentários:

Postar um comentário