terça-feira, 6 de março de 2012

Como me meti nesta encrenca?

Como me meti nesta encrenca? Quais erros você já cometeu mais de uma vez? o que acha que colaborou para que os cometesse? Como se sentiu? o que fez depois do ocorrido?

Sansão foi juiz de Israel durante 20 anos. Ele tinha tudo ao seu dispor, mas por estar sempre se prejudicando, pode se dizer que seu pior inimigo era ele mesmo. Sansão possuía uma força sobrenatural, tinha boa aparência e Deus trabalhava a seu favor; mesmo assim, ele estragou tudo. Desperdiçou sua vida e atraiu para si todo tipo de problema. Vamos estudar, tendo como exemplo Sansão, três problemas mais comuns que podem arruinar a vida de uma pessoa, conhecendo-os poderemos evitar essas armadilhas no futuro.

1 – Aprendendo com nossos erros (Juízes 14.12- 19; 15.3, 4, 5, 7 e 11)
Procuraremos problemas se nos recusarmos a aprender com nossos erros. Sansão tinha duas grandes fraquezas em sua vida e ele nunca aprendeu a controlar nenhuma delas. – Temperamento ruim, ficava irado com frequência. Suas explosões eram muito comuns e seus atos eram motivados pela vingança (leia os versos 7 e 11). Ele nunca controlou totalmente seu problema e se recusou a aprender com seus erros. – Incontroláveis desejos de sua carne. Ele era fisicamente forte, mas moralmente fraco. Ele nunca controlou esse problema e foi isso que o arruinou. Para ele parecia um jogo: “Quão perto do fogo posso chegar sem me queimar?” Ele ignorava os princípios de Deus.

Compartilhe: Quais são suas fraquezas? O que o tem levado constantemente à derrota? Sansão brincou com Dalila. Na verdade brincou com a tentação, e por fi m acabou se encrencando. Não será essa nossa tendência? Quando dizemos: “Só desta vez. Uma vez só não tem problema.” Nenhum de nós planeja fracassar – isso nos acontece gradualmente. O problema cresce durante o tempo em que nos recusamos a aprender com nossos erros. Deus tem todo poder que precisa para o tirar de um círculo de fracassos. Você não precisa viver em derrotas. Faça essa oração: Que tal orar a respeito dessas fraquezas pedindo a graça e poder de Deus para vencê-las.

2 – Escolhendo nossos amigos
Estamos procurando problemas se escolhemos os amigos errados. “Se você quer voar com as águias, não pode correr com perus.” Você acabará ficando igual às pessoas com quem passa a maior parte de seu tempo. Por isso é muito importante escolher sabiamente os amigos. Sansão foi derrotado por suas más companhias. Sansão era especial desde o seu nascimento, mas seus amigos o desencaminharam. Deus tem um propósito especial para cada um de nós, mas, se procuramos os amigos errados, acabaremos em apuros. A exposição constante a atitudes e a valores errados terminará cobrando seu preço em nossa vida, e é mais fácil levar alguém para o buraco do que tirá-lo de lá.

Compartilhe: Seus amigos o impedem de viver 100% para Deus? Você é destruído ou edificado por eles? Você precisa agir diferente daquilo que gostaria de fazer?

Conclusão: Como é importante aprender com nossos erros para não andarmos em círculos, derrotados, e fugir das sutis armadilhas que tentam nos envolver em encrencas. É necessário escolher bem os amigos, pessoas que nos ajudam a manifestar o que temos de melhor, que nos levantam e nos encorajam, que fazem de nós pessoas melhores. Seguindo esses passos viveremos uma vida plena em Deus! Durante esta semana, pense a respeito de seus amigos. Com quem gostaria de passar mais tempo para que pudesse ser mais edificado? Ligue para ele(a) e fale a respeito.

Fonte: Lagoinha.com

0 comentários:

Postar um comentário