quinta-feira, 8 de março de 2012

Inteligência, um dom admirável


“O bom siso te guardará e você será conservado em plena inteligência.” (Provérbios 2:11)

Deus é o Patriarca da Inteligência. Deus é o Grande Investidor da Inteligência. Quando queremos entender Inteligência, temos que observar quem é Deus, como Ele trabalha, em quê Ele investe e por que Ele investe.
Deus procura homens na Terra para investir a Sua sabedoria. Você está disponível para receber a sabedoria de Deus sobre a sua vida? Deus está procurando pessoas para plantar na mente ideias criativas, unção sobrenatural, ideias que possam mudar vidas e contextos.

O bom siso que a Bíblia mostra é a pessoa arrumada, ordenada, coordenada; a pessoa que não desperdiça, que sabe fazer investimentos, que sabe por onde deve caminhar para manter o nível de Inteligência na sua vida; essa pessoa será guardada.

Pessoas inteligentes são respeitadas

Pessoas inteligentes são respeitadas, admiradas e seguidas. Todas as pessoas que denotam uma Inteligência diferente, à frente da sua geração, terão outras pessoas que desejarão segui-las, reverenciando o nível de Inteligência.

. Inteligência natural. É aquela que todo homem tem, é a Inteligência para sobreviver.

. Inteligência sobrenatural. É aquela que só os filhos de Deus possuem, aqueles que nascem de novo e que recebem a mente de Cristo, a mente ungida.

A promessa para todos que nasceram de novo é possuir uma mente ungida, mente brilhante, a mente de Cristo, a mente de sabedoria.

Jesus, um Líder inteligente

No texto de Lucas 2:42-47, vemos Jesus conversando com os Doutores da Lei. Quando Jesus falava, até os Mestres paravam para ouvi-lO. Ele era ainda um adolescente, mas, quando falava, até os Doutores da Lei paravam e admiravam as palavras de Inteligência.

Jesus agora mora dentro de nós. Então, esse mesmo nível de Inteligência está sobre nós também. Quando você começar a falar, o Espírito Santo de Deus vai tomar a sua boca, encher os seus lábios da palavra de sabedoria.

As pessoas seguirão você porque os inteligentes são amados e reverenciados. Na vida, as pessoas mais respeitadas não são as que têm uma vida comum, que vivem como qualquer ser humano. As pessoas dotadas de Inteligência são mais respeitadas, mais queridas, mais aceitas.

Inteligência é um esforço para o novo

Todo homem inteligente gera esforço na sua Inteligência. Inteligência é um esforço para o novo, para as novidades. Todas as pessoas inteligentes se esforçam, porque querem ampliar seus conhecimentos. A Bíblia diz que o muito estudar traz o enfado para a alma, mas o que muito estuda não terá limites para escrever livros (Eclesiastes 12:12).

Na nova gestão de mercado, muitos homens têm uma palavra de destino, palavra de orientação, que não são mentores comuns. E as pessoas se esforçam e pagam alto para assistir uma de suas palestras. Tudo para receberem uma semente na mente, a semente de uma ideia, a semente de uma nova desenvoltura administrativa. Os palestrantes de sucesso têm dobrado suas fortunas em cada palestra, e são ouvidos pela Inteligência, pela palavra de destino, pela palavra de Inteligência.

Inteligentes encontram investidores

Pessoas inteligentes sempre encontram, por mais que demore, grandes investidores. Onde há Inteligência, sempre haverá um investidor, alguém pronto para investir numa ideia brilhante.

Se você é uma pessoa inteligente, Deus lhe dará uma ideia criativa. Ainda que pareça simples, de uma ideia simples, sairá uma poderosa revolução. E quando você colocar essa ideia em prática, alguma coisa da parte de Deus explodirá na sua vida, na sua história, no seu ministério, na sua casa, na sua família, porque Deus é o Patriarca da ideia e Ele quer trazer algo novo para você.

Quanto vale uma ideia

Uma mente inteligente não tem preço, é impagável por tanta sabedoria, pelas ideias brilhantes que possui. Pare um pouco e pense no quanto vale uma ideia. Todos os grandes líderes tiveram ou têm uma grande ideia, e eles tornam as suas ideias claras para a sociedade. Eles geram esforço para aprimorar conhecimento, ou seja, todo líder de grandes ideias se esforça. Até mesmo o Reino de Deus é tomado por esforço. A Palavra de Deus diz que devemos nos esforçar e ter bom ânimo, assim o Senhor será conosco por onde quer que andarmos.

A mente de conteúdo intelectivo é um resultado de esforço, é o resultado de leitura, estudo, pesquisas, etc. Eu acredito nas pessoas que leem. Eu não acredito nas pessoas que têm ideias e não conseguem parar para ler um livro, para meditar no livro, para buscar conhecimento.

O grande líder sempre adquire muito conhecimento e esse conhecimento gera ideias notáveis. Ouvir alguém inteligente é prazeroso porque a pessoa não é repetitiva, sua Inteligência é criativa, e a mente sempre está gerando esforço para mais conteúdo.

Desenvolva sua Inteligência

Independente da área em que você atua e do serviço que desenvolve, você sempre pode estar desenvolvendo sua Inteligência e crescendo. Estude, faça cursos, pesquise, esmere-se em aprender cada vez mais e mais; essa é a forma de você desempenhar um serviço cada vez melhor.

E se você pensa não ter mais idade para desenvolver a sua Inteligência, você está completamente enganado. Faça alguma coisa! Mude a sua realidade! Seja um homem de sucesso! Independente da sua idade, você ainda pode dar uma guinada na sua vida. E se você já atingiu os 60 anos ou mais, essa probabilidade é ainda maior, porque você não arrisca mais, não é um aventureiro, mas sabe o que fazer e como fazer.

Quando vamos amadurecendo, trabalhamos com consciência, por isso a importância de você gerar esforço para a sua Inteligência ser aprimorada. Pague o preço no ministério, no administrativo, no secular. Aprimore-se! Estude a Palavra! Mergulhe num curso de gestão! Faça um Master Mind!

Conhecimento traz uma grande gestão administrativa para a sua vida. Portanto, invista! Invista! Invista! Seja aquele que paga preço para ser cada vez mais inteligente, mais sábio.

Esforce-se por você mesmo

Quando nós não geramos esforço em prol de nós mesmos, da nossa Inteligência, da nossa sabedoria, cavamos nossa própria cova. Muitos homens de 70 anos decidiram ainda inovar, gerar esforço para si mesmo, enquanto outros de 40 estão querendo se aposentar, querendo parar.

Esforce-se por você mesmo. Não pare jamais! Esta é a hora de você investir na sua mente. Esta é a hora de você gerar esforço. Esta é a hora de você descobrir que todas as experiências acumuladas do passado vão ajudá-lo a ser um líder do futuro, cheio de esperança.

Gerar esforço por você mesmo fará bem a você, à sua família, ao seu trabalho. O homem inteligente será conservado em memória de honra. Então, gere esforço pela sua Inteligência!

Inteligentes andam com sábios

A Bíblia diz: “Ande com o sábio e você será mais sábio ainda”. Os inteligentes e os sábios têm um destino: caminhar com outros que sejam inteligentes e sábios. Os inteligentes e os sábios são os homens e mulheres que abriram a mente e entenderam que podem mudar realidades e contextos.

Não seja um inerte da mente. Leia muito! Estude muito! Busque andar com pessoas que farão de você uma pessoa melhor.

Não perca tempo com cultura inútil, enchendo a mente de lixo. Invista seu tempo lendo a Bíblia, lendo bons livros, fazendo bons programas. Fuja dos discursos vazios que não edificam.

Seja sábio, ande com sábios, seja conhecido como sábio, como homens e mulheres construtores de um grande avivamento, que mantêm o lar ileso, que mantêm o lar firme, que mantêm o lar saudável e que não se vendem e não se corrompem por nada. Verdadeiros exemplos na família, no ministério, na empresa e por onde passam.

Ser cristão é sinônimo de Inteligência

Conheço muitos homens de Deus que são extremamente inteligentes. Na verdade, escolher por Jesus é uma grande prova de Inteligência. Mas hoje, cada vez mais, os cristãos têm se especializado não apenas em Teologia, mas estudado, alcançado lugares de respeito, espaço na mídia e crescido no conceito até mesmo daqueles que não professam a mesma fé.

E como ser cristão é sinônimo de Inteligência, na Igreja, nosso maior patrimônio tem sido a família. Costumo dizer: Família é o alvo da graça divina! Isso é inteligente. Cuidamos da casa, do cônjuge, dos filhos, e de nós mesmos. Porque só cuidamos bem do outro quando aprendemos a cuidar de nós mesmos e a nos respeitar como pessoa.

Nossa Inteligência deve nos levar a cuidar de nós mesmos, porque a Bíblia diz que somos templo do Espírito Santo. Não podemos viver de qualquer forma, só trabalhando demasiadamente para ganhar dinheiro e não cuidar do corpo. Vamos ser inteligentes! Deus recebe o nosso culto com o melhor que nós temos.

Inteligência e sabedoria mudam destino

Inteligência e sabedoria mudam destinos, arrumam ambientes, organizam ideias, estruturam vidas. Se você for um líder de destino, as pessoas terão prazer em ouvi-lo e acompanhá-lo.

Homens e mulheres inteligentes mudam destinos porque agem e falam com sabedoria. Eles não vão em busca de um campo novo sem antes ter consolidado o antigo. Conquistas só são importantes e relevantes quando são concluídas e não deixadas pela metade para aventurar um campo novo.

Não aventure destinos se você não sabe o que lhe espera. Isso é insanidade! E começamos este estudo dizendo o que a Bíblia diz: ‘O bom siso te guardará’.

Que a Inteligência, o bom siso e a sabedoria marquem a sua vida e a sua história e façam de você, cada vez mais, uma pessoa admirável. Para isso, gere esforço, pague preço, faça investimentos com qualidade.

Você será aplaudido fora e dentro de casa. Muitos são aplaudidos fora e vaiados dentro de casa. Isso não acontecerá com você, líder inteligente e de mente saudável. E se já aconteceu, creia que Deus transformará as vaias da sua casa em aplausos, a partir de uma postura de ação inteligível e sábia.

Homens aprovados na Inteligência, mulheres aprovadas na Inteligência, casais aprovados na Inteligência, filhos aprovados na Inteligência.

Deus disse que o bom siso nos guardará e seremos conservados em plena Inteligência. Inteligência para consolidar as realidades que nos cercam. E assim será, porque o que Deus falou se cumpre sempre para os que são inteligentes e sábios.

Apóstolo Renê Terra Nova

0 comentários:

Postar um comentário