sexta-feira, 6 de abril de 2012

Namorar é o melhor caminho? - Cartas para um Jovem Cristão


Com o objetivo de compartilhar a mensagem de Jesus Cristo de uma forma mais descontraída, o blog ID Jovem está lançando essa semana a coluna "Cartas para um Jovem Cristão". É uma oportunidade de conversarmos sobre os desafios da juventude cristã no século 21 à luz dos ensinos de Jesus. Essa semana, a carta é do jovem cristão Jefferson Medeiros. Confira:

Parnamirim, 07 de abril de 2012
Opa irmão, tudo bom?

Quero falar de um assunto sério que surgiu em uma rodada de pizza com amigos no shopping mas que muitos nem dão a mínima, ou pelo menos nunca pararam para analisar friamente. E o assunto sério foi "O Namoro".

Digo que nunca paramos para analisar por que é um comportamento comum, devido que nosso cérebro adora não ser confrontado, esse mesmo ama o ficar acomodado. Digo isso pois se não fosse assim a quantidade de estudiosos seria tremenda. Sabemos que estudar, analisar e questionar exige esforço e que não é algo agradável. Poucos são os que dizem que amam estudar e sentem prazer nisso. Ora, não é agradável justamente porque você está forçando seu cérebro a deixar de ser acomodado.

Mas hoje convido você a algumas reflexões : “Será que o namoro (como é nos dias de hoje) é a melhor maneira de encontrar minha futura esposa, ou (no caso das irmãs) esposo? Esse é ou não o objetivo de um namoro?” ou realmente “preciso experimentar vários relacionamentos para adquirir experiência e assim, meio que por acidente, encontrar a pessoa certa?” ou  ainda "devo procurar me relacionar com outra pessoa para apenas satisfazer minha carência?” (Bem egoísta esse aqui hein?).

Você deve estar se perguntando quem é esse velho que está falando? Hehe... Não sou nenhum velho, apenas alguém (jovem) que depois de passar por alguns relacionamentos dolorosos (como muitos passam), chegou a um ponto muito triste, que foi a síndrome do pânico e a depressão, e que no meio dessa turbulência toda teve uma experiência muito louca com Jesus Cristo, e, após essa experiência, através do relacionamento com Ele, e intimidade com sua palavra, foi levado a questionar “o que tinha acontecido para que eu pudesse chegar aquele ponto de dificuldade?

Será que fui o único a passar por isso? Não, eu não fui o único e nem o último a chegar a essa situação. Infelizmente o modo como estamos levando os nossos relacionamentos (namoro) está levando cada vez mais pessoas ao fundo do poço.

Esquecemos de algo que está escrito na Bíblia há milênios. Não teríamos chegado ao ponto chegamos se tivéssemos atentado a este alerta: 

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração**, porque dele procedem as fontes da vida”  Provérbios 4:23.

O intuito desse texto aqui não é apresentar uma fórmula para “Namoro Santo”, mas mostrar que para tudo há um tempo certo, tempo para se relacionar, mas também tempo para esperar.

Então vou deixar bem claro que meu modo de pensar e de agir é fruto do meu relacionamento com Cristo e com Sua palavra que fala:

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” Romanos 12:1-2.

Até para os que não são cristãos seria uma boa também parar e refletir, pois as conseqüências do “Namoro” estão sendo preocupantes para ambas as partes. Gostaria de apresentar esses versículos do livro de Lucas 6:43-45 que diz:

"Uma arvore de boa qualidade não dá frutos ruins, nem uma árvore de má qualidade dá bom fruto. Uma arvore é conhecida pela qualidade de seu fruto.”

Partindo deste versículo vamos comparar o namoro a uma árvore, certo? Ai eu pergunto - quais os frutos que estamos colhendo desta árvore nos dias de hoje? Esses frutos são os frutos que Deus estabeleceu para um relacionamento?

Queria falar para vocês que nem sempre foi assim. O namoro, como nós conhecemos, é muito recente, não tem nem 100 anos, mas nesse curto espaço de tempo já tem mostrado os seus frutos.

Vocês podem perguntar “ué, mais que frutos Jefferson?” Eis a resposta: em menos de 100 anos nunca se viu tantos divórcios, nunca se viu tantos relacionamentos superficiais, nunca se viu tantos pais fora de hora, tantas crianças dando inicio a vida sexual tão cedo, isso e muitas coisas que não me recordo agora.

O mais impressionante é que tudo isso vem acontecendo em uma velocidade alarmante. Em menos de 4 gerações já o correu isso tudo e a tendência é piorar.

Tudo isso com inicio simples numa árvore que começa a crescer inocentemente, com uma ideia muitas vezes de conto de fadas, em que se fala que é possível ter um namoro cheio de inocência, mas que na verdade começa a dar seus frutos destrutivos.

E ainda com tudo isso vem um peso de responsabilidade para nós, que nos dizemos Cristãos. Nós deveríamos ser sal para terra e luz para o mundo, e não o contrário! Muitas vezes nós compramos essa ideia de “conto de fadas” e, por causa disso, infelizmente, também colhemos destes frutos destrutivos.

Isso que mostrei são as conseqüências físicas, nem mencionei as psicológicas, os traumas e feridas que levamos na alma após um relacionamento conturbado, e que nos acompanham por muito tempo. Estas infelizmente são as piores conseqüências, que levam muitas vezes a conflitos dentro do relacionamento, que levam a depressão, e em casos extremos, ao suicídio e ao assassinato.

Nós precisamos aprender a guardar nosso coração, e esperar em Deus. A sociedade atual não sabe esperar o tempo certo das coisas e muito menos guardar o coração. Precipita-se em fazer sua vontade e acaba destruindo as fontes da vida, como diz Provérbios.
              
Entenda um pouquinho como é desfrutar de um relacionamento fundamentado nos princípios da Palavra de Deus. Assista:



Será que estamos vivendo o verdadeiro padrão de relacionamento?

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.

Com amor, 

Jefferson Medeiros, filho do Deus altíssimo e escolhido por Ele para pregar o evangelho de Jesus Cristo a essa nova geração.

0 comentários:

Postar um comentário