segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pais biológicos e pais espirituais - Parte 2

O resultado do discipulado que funciona é na família.Pague um preço para ver seus discípulos bem, mas pague um preço ainda maior para ver seus filhos físicos bem. Jamais dê mais atenção aos discípulos do que à família. Peça a Deus sabedoria para cumprir a sua missão de pai físico e de pai espiritual na excelência do Reino.

Traga, cada vez mais, os seus filhos físicos para perto de você. Assim também você deve agir com os filhos espirituais. Ministre sobre eles a vida de Deus, pois não podemos nos desviar do propósito.

Como formar um discípulo?
Como formar um discípulo é um tipo de pergunta que hoje já não cabe mais. Sabemos que um discípulo é formado no caráter de Cristo e que não há outra forma de fazê-lo. Porém, normalmente o que ocorre é que quando o discipulador entra no tratamento do caráter do discípulo, o discípulo não gosta e acusa logo o líder de estar entrando em sua individualidade.

Em relação à resistência do discípulo quanto ao caráter, não desista. Você precisa trabalhar o caráter do seu discípulo. É melhor ter poucos, mas tratáveis, do que ter muitos que são maus caracteres. Chega um momento em que não suportamos mais.

Ensine os discípulos a importância de respeitar a unção e de ter gratidão no coração. Gratidão não se vende em mercado ou em prateleiras. Dói muito a traição de discípulos e, infelizmente, não há como o líder não ser atingido.

Não são todos que se deixam ser tratados no caráter. Nunca faça a rota errada de querer tratar o caráter dos outros enquanto você não se deixa ser tratado no caráter. Isso traz um desajuste terrível para o Reino de Deus.

Caráter é trilho para Deus correr. Se o caráter não está ajustado, a pessoa é ferida, ou cai, ou não consegue andar. Não podemos brincar de tratar caráter. Caráter é coisa séria.

Muitos não conseguem explodir porque estão com a moral prejudicada. Não se abrem para buscar a cura. O remédio para a cura é a confissão. Cada vez que você confessa uma culpa você coloca óleo novo sobre a sua cabeça (Tg 5).

Trabalhar a tríade do caráter:
Pai. É comum alguns dizerem que nos aceitam como pai, mas apenas da conveniência, da comodidade de alguns. São pais apenas da hora boa, mas não da difícil. Quem não se respeita não respeita o outro e não tem autoridade para cuidar de outros. Pode até ter bom nome na praça, mas não tem caráter tratado.

Como você pode tratar com santidade e não ser santo, tratar caráter e não tem o caráter tratado? Isso está errado e não deve ser assim no Reino de Deus.

As pessoas pensam que se confessarem pecado, deixarão de ser discípulos. Como isso seria possível, se não deixamos de ser filhos de Deus?! Como pais, queremos ter acesso para que os filhos venham e para isso precisamos criar pontes.

Quem se deixa ser tratado alcança a cura. Na tríade, precisamos trabalhar o caráter da família do discípulo. Quem ajuda o discípulo ajuda toda a família. O discipulado não é isolado, possui metas.

Quando você entra no discipulado de uma pessoa é como se ela se tornasse uma carga positiva para que todos da casa sejam abençoados. Cuide do caráter do seu discípulo e você ganhará toda a família dele.

Tratar o caráter de sacerdócio. O discípulo precisa saber que ele é um sacerdote. O sacerdote é aquele que sabe cuidar, em primeiro plano, da sua própria vida. Ao orar, as bênçãos têm que acontecer.


A maior alegria para um discipulador deve ser fazer do discípulo um sacerdote do Reino. Essa é a sua missão. Deus quer fazer de cada um de nós sacerdotes que cuidam bem da própria vida e da família. Muitas vezes, está faltando sacerdócio na vida dos líderes e discípulos.

Como ter êxito no legado? Profetizando a descendência dos discípulos. Se você não cresceu, foi por atitude sua e não por falta de profecia. Traga sobre o seu discípulo a vida de Deus. Profetize sobre todas as áreas da vida dele, em todas as conquistas, sejam elas pequenas ou grandes.

Precisamos ter a certeza de que estamos no caminho certo. Não podemos errar a rota do discipulado, muito menos a rota do céu.

Não podemos nos equivocar e andar frustrado porque Deus não abençoou fulano como gostaríamos que tivesse sido. Isso é da parte de Deus.

Invista no discipulado, mas antes seja curado da confusão, da mistura de paternidade que tem afligido a sua alma enquanto líder.

Deus o chamou no mundo físico de forma que você não pode confundir os filhos biológicos com os filhos espirituais. Cada um precisa ter o seu lugar. Agindo assim, receberemos uma unção dobrada em nosso ministério.

Ap. Renê Terra Nova

0 comentários:

Postar um comentário