sábado, 12 de maio de 2012

Isaque e Rebeca - um relacionamento de êxito



“Ora, Isaque vinha de onde se vem do poço de Beer-Laai-Rói; porque habitava na terra do sul. E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham. Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo. E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Então tomou ela o véu e cobriu-se. E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera. E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.” (Gênesis 24:62-67)

O texto de Gênesis 24 mostra uma das passagens mais lindas sobre um relacionamento de êxito: o de Isaque e Rebeca. Abraão mandou seu servo, Eliezer, buscar uma mulher para seu filho que precisava ser consolado da morte de sua mãe.

Deus é o Senhor de todo relacionamento de êxito. Foi Ele quem criou relacionamento. É desejo dEle que todo ser humano seja feliz. Quem serve a Deus tem direito de ser feliz, o que não representa que tudo são flores, pois as dificuldades fazem parte de um relacionamento consolidado no êxito.

Ter bom êxito na Bíblia é prosperar no que se está realizando. Quando Abraão pediu a Eliezer que fosse buscar uma esposa para Isaque (Gênesis 24:1-3), era porque não queria, para seu filho, uma mulher Cananeia. As cananeias eram impulsivas, de dura cerviz, não tinham o coração quebrantado, não serviam bem aos maridos e ainda tinham dificuldade para engravidar.

Eliezer é a figura do Espírito Santo que sai em busca de Rebeca para Isaque, e que prepara Isaque para Rebeca. Todo homem tem direito a receber uma Rebeca. Toda Rebeca tem direito a um Isaque. Ambos são construídos pela ação do Espírito Santo para que vivam para sempre e sejam felizes. 

A Geração Isaque e Rebeca constrói um relacionamento de êxito porque busca cumprir os princípios estabelecidos por Deus. Sempre haverá Eliezer, na ordem de Abraão, buscando uma pessoa ideal, que não seja de comunidades espúrias ou suspeitas, para que haja um casamento feliz e uma descendência poderosa.

Requisitos para um relacionamento de êxito

1. Ser da parentela
Ser da mesma parentela significa ser da mesma cultura, do mesmo costume, da mesma linguagem. No nosso caso, falando da Visão Celular, temos uma linguagem,  uma cultura, um costume. A ordem de Abraão para Eliezer foi para não misturar o propósito.

2. Seguir o noivo para o arraial da família
Eliezer perguntou a Abraão o que faria, caso a moça não o quisesse acompanhar. Abraão disse a ele que Isaque não sairia da sua terra. Sabe por quê? Porque é cultural e bíblico que o rapaz traga a moça para o seu arraial e não o inverso.

Talvez, ao ler este estudo, milhares de pensamentos estejam permeando sua mente... Sei que não é fácil abrir mão de algumas coisas, mas eu quero deixar registrado para a Visão Celular no Modelo dos 12: você vale muito! Sou um Pastor que se preocupa com as ovelhas. Por isso, meu conselho a vocês é que não saiam do arraial por causa de ciladas em relacionamentos. Eliezer possuía uma instrução. Quem tem a instrução tem a autoridade (Gênesis 24:6-8).

3. Seguir em busca do tesouro
Todo cônjuge é um tesouro. Diz a Bíblia que Eliezer teve duas atitudes quando saiu em busca da mulher para Isaque: preparou os camelos de seu senhor e pegou os bens que ele possuía. Ele saiu com tesouros em busca de um tesouro ainda maior, uma mulher.

O lugar para colocar joias é no porta-joias. Toda mulher é um porta-joias. Se fizer um paralelo, mulher porta joia no braço, na orelha, nos dedos, no pescoço... E fica lindo! Porém, quando cai no exagero, fica ridículo. Toda mulher é um porta-joias de Deus.

Eliezer, sabendo que iria buscar Rebeca, embora não a conhecesse ainda, pegou os camelos de seu senhor e alguns bens. “E o servo tomou dez camelos, dos camelos do seu senhor, e partiu, pois que todos os bens de seu senhor estavam em sua mão, e levantou-se e partiu para Mesopotâmia, para a cidade de Naor.” Isso tudo para encontrar a mulher da aliança. Percebemos claramente a disposição de alguém que está interessado no casamento do outro. 

O servo Eliezer saiu com 10 camelos, naquela época, viajar com 10 camelos representava prosperidade, riqueza. Ele levantou bem cedo e seguiu ao alvo, mas não foi só, saiu em caravana, com várias testemunhas. A Bíblia diz que ele levantou de madrugada. Existe um momento para procurar, no mundo espiritual, a pessoa certa para um relacionamento de êxito. Esse momento é a madrugada, momento das maiores revelações e segredos de Deus.

5. Encontrar uma mulher de valor para um homem de valor
Não podemos desqualificar as pérolas. Você nunca encontrará uma pérola de verdade, de valor, em um colar de latão. Normalmente uma pérola de verdade é encontrada em um colar feito especialmente para ela. 

Infelizmente, há pessoas colocando pérolas em colar de latão, em ferro. Não combina. Pérolas só combinam em metais nobres como ouro e titânio. Uma mulher de valor deve pertencer a um homem de valor, de excelência. Eliezer saiu em busca dessa pérola.

Rebeca possuía várias qualidades, mas vamos especificar três:

Disposição de servir.
Existe mulher que não tem disposição para servir. Rebeca era uma mulher disposta a servir. Eliezer pediu um sinal a Deus: a mulher que desse de beber aos 10 camelos fosse a que o Senhor tivesse separado para Isaque. Quando Rebeca apareceu e disse que daria água aos camelos, Eliezer não teve dúvidas de que era ela a pérola para Isaque. O poço tinha 50 metros de profundidade, não era fácil para uma moça dar de beber a 10 camelos. Mas Rebeca não era preguiçosa.

Dizem os estudiosos que um camelo tem cinco estômagos. Cada camelo toma 50 litros de água e Rebeca tirou 500 litros de água para dar de beber aos camelos. 

Disposição de trabalhar com objetivo
Rebeca trabalhava não apenas para si mesma, mas também para as pessoas. Ela deu de beber ao rebanho de Eliezer, mas ao rebanho dela também. Ela trabalhou de forma exaustiva, o que representa que não havia obstáculos para ela.

Aprendemos com essa mulher valorosa que, como filhos de Deus, não devemos nos relacionar, principalmente para casar, com pessoas que colocam barreiras para trabalhar e para servir, que não são dispostas a trabalhar com objetivos, que amam mais a cama do que o trabalho. A Bíblia é clara: só prospera quem trabalha. 

Disposição para ouvir a voz de Deus
Quem orou foi Eliezer, mas a resposta era Rebeca. Você pode ser a resposta da oração de alguém. A Bíblia diz o encontro de Isaque e Rebeca se deu após um momento de meditação no campo, de oração. Isaque era um homem de oração. Ele buscava a Deus para saber quem era a resposta correta para ser sua mulher. E veio Rebeca.

Deus dará a você um cônjuge que tenha disposição para servir, para trabalhar com objetivo e que saiba ouvir a voz de Deus. Você será a resposta de Deus para alguém, se ainda não é casado. Se já tiver constituído família, o Pai, que o ama, irá ajudá-lo a ter um casamento ajustado. Seja disposto e Deus o honrará.

1 comentários: